Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

AULAS DO MÓDULO V – EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO: ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO.

TURMA DE INFRAESTRUTURA
Com este módulo compreendemos as relações entre a organização da sociedade, o mundo do trabalho e a educação.
Foi importante compreendermos como funciona a sociedade atualmente, observando de que maneira ela foi construída. Aprendemos também como era a sociedade do século XIX. Nesta época quase tudo se explicava pela religião e, algumas coisas, pela inteligência humana.
Tivemos uma palestra com o pedagogo Sérgio Garcia, que é uma pessoa carismática e muito inteligente, ele passou coisas legais e interessantes relacionadas ao módulo.
Este módulo mostrou ainda os valores da educação e o nosso papel como educador, foi muito interessante, pois estudamos a evolução da educação brasileira sob o ponto de vista da sociedade, como foco principal, o papel da escola e dos profissionais ma estruturação do poder e dos extratos sociais.

TURMA DE SECRETARIA
Neste módulo, Educação sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação, estudamos como se deram as grandes transformações sociais através de um contexto histórico, vimos que essas mudanças iniciaram – se na Europa por volta do século XVIII, dentre elas a Revolução Industrial e Revolução Francesa, que desencadearam uma série de transformações no cenário mundial.
Estudamos ainda tendências teóricas como o Materialismo Dialético e o Funcionalismo e seus defensores, que dentre eles merece destaque Émile Durkheim, Karl Marx e Friedrich Engels.
Estudamos também a influência de Émile Durkheim e John Dewey com suas teorias sobre a educação e como essas teorias foram introduzidas no Brasil.
Vimos como a educação age nas classes, proporcionando transformações nas estruturas e no espaço social.
Por fim estudamos como o Capitalismo é um fator de transformação na sociedade e como sua ideologia é pregada e mantida em favor dos interesses da classe dominante.
Tivemos ainda uma palestra com o Professor Paulo Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário