MÓDULO 12 – HIGIENE E SEGURANÇA NAS ESCOLAS
TURMA DE INFRAESTRUTURA
Neste módulo tivemos o conhecimento do tipo de higiene na idade média. Concluímos assim a saúde, educação e a higiene nas escolas.
Muitas vezes nós não colaboramos com este que é o ponto fundamental no nosso cotidiano.
Como podemos ver as comparações das escolas lá no norte e nordeste, com as escolas do centro – sul e sudeste do nosso país, dizendo assim nestas regiões, norte e nordeste não há infra – estrutura, e assim também não tem boa qualidade de ensino, não há higiene nem saúde. Também podemos dizer dizer sobre as divisões da higiebe, pode ser individual, pessoal ou coletiva. No passado a higiene era cobrada nas escolas, como por exemplo: unhas limpas, roupas limpas e adequadas, sapatos, pois através da higiene podemos evitar diversos tipos de doenças. Tivemos um trabalho sobre o ECA (Estatuto da Crainça e do Adolescente), que foi apresentado pelo nosso grupo da escola (Julio, Cristiane, Maria Licionete e Manoel), tivemos ainda um trabalho sobre a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Tivemos també uma palestra com a rpofessora Edileuza Bastos, sobre a criação e implantação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), esclarecendo dúvidas sobre o assunto Segurança no Trabalho.
Postado por Manoel Vicente Ladeia - Infraestrutura
MÓDULO 12 – LEGISLAÇÃO ESCOLAR.
TURMA DE SECRETARIA
Neste
módulo, nós estudantes do Profuncionário, tivemos a oportunidade, mais uma vez,
de aprofundar nossos conhecimentos, dessa vez, com o conjunto de regras
escritas que regem a educação, qual seja, a Legislação Escolar.
Pudemos
conhecer de forma são exercidos os atos escolares de administração dentro do
conjunto de leis que disciplinam a educação.
Estudamos
a origem histórica nas Constituições Brasileiras e como estas tratavam o ensino
e a educação.
Estudamos
as destinações dos recursos dos programas do FNDE, dentre eles: PNDL, PNAE,
PDDE, PNBE, PNTE, dentre outros.
Retomamos
as práticas utilizadas pelo Capitalismo, incorporadas pela educação, das quais
podemos citar: o Fordismo, Taylorismo, Toyostismo, dentre outras.
Neste
módulo contamos a participação do Professor de educação física, Evaristo Peres,
que nos proporcionou uma aula de alongamento, atividades físicas e discorreu
sobre os males do sedentarismo e outras doenças relacionadas a inatividade
física.
Ainda
estudamos sobre o PNE (Plano Nacional da Educação), Regimento Escolar. Tivemos também
uma magnífica palestra com a professora Edleusa Bastos, que falou sobre a CIPA
(Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), onde ela falou da importância
desta comissão para o trabalho e esclareceu dúvidas dos estudantes sobre o
tema.
Finalizando
o módulo, foi apresentado uma PPS sobre o tema: Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Brasileira (Lei 9.394/96), onde cada grupo discorreu sobre uma
modalidade do ensino brasileiro.
Postado por Júlio César - Secretaria.
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