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sexta-feira, 20 de abril de 2012

MÓDULO 13 – TÉCNICAS DE REDAÇÃO E ARQUIVO (SECRETARIA) E EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS (INFRAESTRUTURA).

 
MÓDULO 13 – EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS
 TURMA DE INFRAESTRUTURA
Este módulo foi muito bom para a conscientização de todos nós cursistas, com o conteúdo deste módulo você irá ampliar os seus conhecimentos sobre o funcionamento de equipamentos e dos sistemas hidro – sanitário, permitindo assim que você faça bom uso dos equipamentos hidro – sanitários de sua escola e na qualidade do ambiente, desenvolvendo assim sua contribuição como cidadão e educador.
Este módulo tratou inicialmente sobre a água e como tem sido explorada no Brasil e no mundo. Apresentando alternativas para a redução do consumo.

Postado por Cristiane Brito - Infraestrutura 

 


MÓDULO 13 – TÉCNICAS DE REDAÇÃO E ARQUIVO.
 TURMA DE SECRETARIA




Neste módulo estudamos sobre língua e linguagem, principalmente no que se refere a comunicação no nosso meio de trabalho. Vimos também a importância de emitir, arquivar e conservar os diversos tipos de documentos no ambiente escolar e também quando e que tipos de documentos podem ser destruídos. Estudamos ainda sobre ética profissional e sua importância para o bom andamento dos trabalhos dentro da escola. Foram vistos também como utilizar – se dos diversos tipos de documentos oficiais, trabalhando com os mesmo durante as dinâmicas realizadas pela tutora dentro da sala de aula.
Neste módulo, tivemos uma palestra com a equipe da AGEPEN (Agência Estadual de Administração do sistema penitenciário) de Naviraí, ministrada pelo chefe de segurança do estabelecimento o agente Heverson da Silva Bastos, auxiliado pela agente Mariléia Leite Araújo Flores, onde apresentaram um panorama do estabelecimento penal de Naviraí, comentaram sobre a política de administração, sobre os projetos desenvolvidos pelos detentos e sobre todo o processo de funcionamento interno da penitenciária (PENAV). Finalizando foi aberto aos estudantes do Profuncionário oportunidade para esclarecimentos de dúvidas.

MÓDULO 12

 

MÓDULO 12 – HIGIENE E SEGURANÇA NAS ESCOLAS
 TURMA DE INFRAESTRUTURA
Neste módulo tivemos o conhecimento do tipo de higiene na idade média. Concluímos assim a saúde, educação e a higiene nas escolas.
Muitas vezes nós não colaboramos com este que é o ponto fundamental no nosso cotidiano.
Como podemos ver as comparações das escolas lá no norte e nordeste, com as escolas do centro – sul e sudeste do nosso país, dizendo assim nestas regiões, norte e nordeste não há infra – estrutura, e assim também não tem boa qualidade de ensino, não há higiene nem saúde. Também podemos dizer dizer sobre as divisões da higiebe, pode ser individual, pessoal ou coletiva. No passado a higiene era cobrada nas escolas, como por exemplo: unhas limpas, roupas limpas e adequadas, sapatos, pois através da higiene podemos evitar diversos tipos de doenças. Tivemos um trabalho sobre o ECA (Estatuto da Crainça e do Adolescente), que foi apresentado pelo nosso grupo da escola (Julio, Cristiane, Maria Licionete e Manoel), tivemos ainda um trabalho sobre a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Tivemos també uma palestra com a rpofessora Edileuza Bastos, sobre a criação e implantação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), esclarecendo dúvidas sobre o assunto Segurança no Trabalho.

Postado por Manoel Vicente Ladeia - Infraestrutura 


MÓDULO 12 – LEGISLAÇÃO ESCOLAR.
 TURMA DE SECRETARIA


Neste módulo, nós estudantes do Profuncionário, tivemos a oportunidade, mais uma vez, de aprofundar nossos conhecimentos, dessa vez, com o conjunto de regras escritas que regem a educação, qual seja, a Legislação Escolar.
Pudemos conhecer de forma são exercidos os atos escolares de administração dentro do conjunto de leis que disciplinam a educação.
Estudamos a origem histórica nas Constituições Brasileiras e como estas tratavam o ensino e a educação.
Estudamos as destinações dos recursos dos programas do FNDE, dentre eles: PNDL, PNAE, PDDE, PNBE, PNTE, dentre outros.
Retomamos as práticas utilizadas pelo Capitalismo, incorporadas pela educação, das quais podemos citar: o Fordismo, Taylorismo, Toyostismo, dentre outras.
Neste módulo contamos a participação do Professor de educação física, Evaristo Peres, que nos proporcionou uma aula de alongamento, atividades físicas e discorreu sobre os males do sedentarismo e outras doenças relacionadas a inatividade física.
Ainda estudamos sobre o PNE (Plano Nacional da Educação), Regimento Escolar. Tivemos também uma magnífica palestra com a professora Edleusa Bastos, que falou sobre a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), onde ela falou da importância desta comissão para o trabalho e esclareceu dúvidas dos estudantes sobre o tema.
Finalizando o módulo, foi apresentado uma PPS sobre o tema: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394/96), onde cada grupo discorreu sobre uma modalidade do ensino brasileiro.

Postado por Júlio César - Secretaria.
 

MÓDULO 11


MÓDULO 11 – MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO.
 TURMA DE INFRAESTRUTURA
Você, como cidadão, educador e profissional, também tem responsabilidade por este mundo mais amplo, do bairro, da comunidade, do município, do Estado e do país. Tal tema é o objetivo do estudo deste módulo.
O principal objetivo é levar os funcionários ao conhecimento das concepções de meio ambiente e de seus fundamentos científicos, de formas de desenvolver reflexões sobre a interação entre a sociedade.
Incluí noções básicas de ecologia, meio ambiente e sua preservação, construção da física, química e biologia. 

Aula postada por Maria Licionete - Infraestrutura 



 

MÓDULO 11 – Gestão Democrática nos sistemas e na escola.
 TURMA DE SECRETARIA
O referido módulo trouxe a nós, estudantes do Profuncionário, um maior aprofundamento sobre o tema "Gestão Democrática. Durante as aulas podemos conhecer melhor o tema, pois através das aulas expositivas de nossa tutora, tivemos ainda uma palestra com a profesora Nelci Hasper, do Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí. Conhecemos os mecanismos que possibilitam a gestão democrática na escola e de que maneira eles funcionam. Estudamos ainda sobre a distribuição de competência aos entes da administração direta sobre a educação brasileira. Vimos ainda sobre os recursos destinados à educação e como se dá sua distribuição. Também foi abordado a importância da construção do Projeto Político Pedagógico como instrumento de participação de toda comunidade escolar nas decisões fundamentais da escola.


Aula postada por Júlio César - Secretaria.